Uncategorized

Descubra: você é um corretor de imóveis do século XXI?

POR: Mário Dias

Há quanto tempo você atua como corretor de imóveis? Você acompanha as novidades da profissão? Se considera um corretor moderno? A gente sabe o quanto é difícil se manter atual e competitivo no mercado imobiliário.

A profissão de corretor é uma profissão bastante tradicional. A corretagem é regulamentada no Brasil desde 1962, embora os primeiros sindicatos de profissionais existam desde a década de 1930. Por ser uma profissão com décadas de existência, é muito comum encontrar no mercado corretores de imóveis com muitos anos de experiência.

No entanto, embora a profissão tenha tradição, o mercado imobiliário é bem dinâmico. Desde que a profissão existe no país, já aconteceram muitas mudanças no segmento, refletindo as transformações do Brasil.

As cidades se desenvolveram mais e começaram a se verticalizar. Aos poucos, muitos brasileiros foram trocando as casas pelos apartamentos, por exemplo. E mesmo o estilo dos apartamentos mudou: os cômodos grandes do passado deram espaço a cômodos mais compactos. Fatores como o número de vagas de garagem e áreas comuns se tornaram decisivos. As casas de bairros e vilas passaram a competir com condomínios seguros e equipados.

O perfil dos clientes também mudou. Se antes os imóveis eram mais procurados por famílias, hoje é cada vez mais comum encontrar pessoas morando sozinhas. O comportamento desses clientes também não é mais como antes. Hoje, eles buscam facilidade e praticidade, até pela correria da vida moderna.

Se antes um consumidor procurava um imóvel nos jornais ou mesmo indo pessoalmente até a imobiliária, hoje os clientes preferem a internet. A facilidade de fazer uma busca onde e quando quiser, além da possibilidade de consultar um número mais completo de informações e de comparar diferentes imóveis conquistou as pessoas.

Como você acaba de ler (e já deve ter percebido no seu dia-a-dia), o mercado mudou, os imóveis mudaram, os clientes também já não são mais os mesmos. Com isso, é preciso vender e divulgar sua carteira de imóveis de forma diferente.

Diante de tantas mudanças, é normal que muitos corretores bastante experientes, ou mesmo corretores mais jovens que tenham aprendido com profissionais com anos de experiência, fiquem para trás. Não é fácil acompanhar tantas mudanças e um mercado tão competitivo, não é mesmo?

Mas será que você é um corretor de imóveis moderno ou ainda vive no passado? Se você ficou na dúvida ou quer confirmar suas certezas, faça o nosso teste!

Fonte: Vivareal